Treinamento de segurança em VR com os funcionários da JBS
Processos e protocolos de áreas operacionais requerem muito atenção para manter todo o quadro de colaboradores em observância e em maior segurança. Não é diferente na área de desossa da JBS nos Estados Unidos. Que inclui variáveis como uma composição de colaboradores de diferentes partes do mundo, tornando o desafio de treinamento ainda maior. Há um grande déficit na comunicação gerado pela falta de entendimento na língua inglesa pela maior parte dos funcionários. E assim a JBS chegou à nós acreditando que através da tecnologia uma solução fosse disponibilizada a este cenário.
Fazendo da Realidade Virtual uma ferramenta aliada e eficaz para transformar processos de treinamento e também de avaliação de aproveitamento, desenvolvemos um tutorial virtual para os colaboradores deste novo Cliente. A experiência "instrutiva" oferece conteúdos virtuais incluídos simulações de cenários contendo objetos que requerem muita segurança em seu manuseio, como peças de cortes. Tudo isso inserido na imersão de Realidade Aumentada. Além do pacote de "episódios" do cotidiano da atividade destas posições de trabalho, a solução contém um painel de gerenciamento, um CMS para armazenamento de desempenhos e análise de dados.
A primeira fase do projeto foi composta por um treinamento em VR, de uma filmagem contendo todos os perigos que os funcionários devem se atentar. E como se trata de um vídeo, a locução, tomando vantagem de uma mesma peça criativa, pode ser realizada em diversas línguas, viabilizando o entendimento do treinamento, independentemente da origem do funcionário. E otimizando recursos conforme solicitação do Cliente. A segunda fase, que foi entregue em abril, é composta de um teste pelo qual o funcionário deve encontrar e apontar, no VR, quais os perigos/erros que são observados na cena/imagem, exibidas nos óculos. Este vídeo do treinamento, foi filmado e produzido em 360º pela Abduct, na própria fábrica da JBS, situada no Colorado/ EUA. O CMS a gerenciar desde o cadastro dos funcionários que realizarão a disponibilização do teste e os problemas de cada cena deste teste, foi desenvolvido pela WEB11. Já o teste, em VR, contendo o Game para apontamento dos problemas/perigos, foi desenvolvido pela Abduct. Com isso a JBS abraça uma nova forma de envolver o quadro de funcionários aproveitando desta tecnologia, RV, que oferece aos colaboradores a oportunidade de praticar suas habilidades visando cada vez mais reduzir o despreparo que pode incluir eventos negativos na preservação da integridade dos mesmos. São execuções como estas que a Webeleven e a Abduct trabalham em sinergia para conseguir em uma operação associada, imaginar, projetar, desenvolver de forma muito mais efetiva sua necessidade ou ideia para trazer a inovação que transforma e atualiza seu modelo de negócio.