Plataforma de gestão logística
Desenvolver um sistema para otimizar a operacionalização logística dos Parceiros Comerciais da Arcelor Mittal, responsáveis pelo transporte e entrega de carvão para esta, a maior produtora de Aços Longos do Brasil, que possui foco em soluções para Construção Civil, Indústria e Agronegócio. O desafio se compõe em conseguir elevar este processo de ponta a ponta para um nível de informatização que não existia até então. E que por meio de uma tecnologia digital se consiga dar mais agilidade à rotina da indústria assim como minimizar perdas de recursos.
Entregamos uma ferramenta de gestão completa, tanto na cobertura das etapas envolvidas, quanto na capacidade de proporcionar mais visibilidade sob o desempenho destes agentes terceirizados. A ferramenta disponibilizada passou a acompanhar em tempo real o antes e o durante do descarregamento. Inauguramos com isso, um novo estágio de programação no controle do tráfego dos caminhões, acompanhando desde sua saída da transportadora até a sua entrada e posicionamento na usina para descarga e finalização da operação. Todas as informações agora digitalizadas, geram dados por meio de painéis e relatórios, que servem de fundamento para constante aperfeiçoamento das atividades.
Anteriormente a implementação deste novo sistema, todo este processo de descarregamento não era informatizado. Dificultando o recrutamento, a análise de desempenho de todos os agentes internos e externos envolvidos no processo. Sejam estes, os parceiros habilitados pela Usina, os produtores de carvão ou ainda, as transportadoras que fazem a entrega do carvão para a Usina. A partir do ponto que se passou a ter uma ferramenta gerencial dedicada, ou seja desenhada sob medida para incluir, não apenas uma parte mas, todas as circunstâncias envolvidas no dia a dia, abriu-se um novo cenário de controle e gestão. Atualmente, são três usinas que se tornaram usuários do sistema. Situadas nas cidades de Timóteo, Juiz de Fora e Divinópolis, cada uma, com seus produtores e transportadoras independentes. O sistema é o meio pelo qual se passou a fazer o gerenciamento dos agendamentos de carga e descarga de carvão. No fluxo, as usinas liberam seus horários de funcionamento, juntamente com suas ilhas de descarga. Os produtores de carvão fazem a contratação das transportadoras credenciadas para fazerem a entrega do carvão. Então, as transportadoras acessam o sistema efetivando a reserva do horário da carga no produtor e a descarga na Usina na qual será feita a carga e descarga, evitando filas e aglomerações. Quando o caminhão chega na usina é registrada sua chegada e passa a ficar numa fila de descarregamento, essa fila é chamada de acordo com a liberação dos caminhões que chegaram mais cedo, até o registro de sua saída. O sistema também registra bloqueios na descarga, registrando o tempo e o motivo do bloqueio. Um detalhe que se refere a melhoria do sistema visando a maior segurança da carga ocorreu no final de 2019. Ampliando o escopo da ferramenta original, foi implementada integração com os sistemas de rastreamento OnixSat e SASCar, informando a localização GPS, antecipando a hora de chegada do caminhão na base, possibilitando medidas de ajuste da fila em caso de atrasos e chegadas antecipadas. Em 2020, foi finalizado a implementação do processo de monitoramento de Carga. Hoje o sistema faz o rastreamento dos caminhões assim que saem da transportadora, fazendo o acompanhamento da carga, tráfego até a usina. Nós, da Webeleven, nos enxergamos para além de desenvolvedores, mas como consultores de negócios. O Cliente chega com a necessidade de soluções adaptadas a sua operação. Porém muito mais valor há em um parceiro estratégico que o ajude a revisitar o processo além da entrega da tecnologia customizada. Por vezes, uma recomendação, por vezes uma ideia que clareia os pontos de melhoria ou por aquilo que mereça passar por uma transformação estrutural. Isto para que as metas estabelecidas sejam efetivamente alcançadas. Conte conosco você também.