Ensinando sobre saúde bucal através de Realidade Virtual
O núcleo de odontologia do Sesc nos procurou para o desenvolvimento de uma aplicação baseada em tecnologia de Realidade Virtual visando elucidar questões de higiene Bucal. Trata-se de um projeto de ação para crianças. A ideia contemplava um grupo de crianças guiadas por profissionais, em posse de óculos de Realidade Virtual, e então seriam imersas "dentro de uma boca". O desafio era realizar esse projeto em realidade virtual e criar uma narrativa que envolvesse o participante completamente, a ponto de ficar 100% imerso no conteúdo.
A realidade virtual foi a solução escolhida justamente porque o assunto da higiene bucal pode ser eventualmente entediante, ainda mais considerando um público infantil. Portanto nossas escolhas criativas focaram em captar a atenção das crianças durante toda experiência. Elas são submetidas a uma exposição na qual são exibidas as causas da falta de higiene bucal. E na sequência, como seria a forma mais correta de limpeza.
A proposta visava o desenvolvimento de uma animação 360°, em um ambiente de realidade virtual, dentro de uma boca e no final a experiência completa teve aproximadamente 10 minutos em um aplicativo android que foi executado no Oculus Go com resolução em 4K estereoscópico que possibilitou aos participantes, observar as estruturas presentes no espaço e ter referências para a realização de boas práticas para a promoção da saúde, especificamente a higiene bucal.
Criamos o roteiro juntamente com a equipe do Sesc a partir de uma ideia inicial de assistir a higienização bucal da perspectiva de dentro da boca. Daí surgiram as ideias complementares para dar base a essa premissa: O laboratório tecnológico em que é possível miniaturizar pessoas e a viagem no tempo para o futuro, onde essa tecnologia, no imaginário coletivo, é possível. Toda narrativa ficcional precisa respeitar um conceito de “limite da descrença” dessa forma esses elementos secundários são criados para dar suporte a linha de raciocínio.
Os participantes da atividade foram convidados a iniciar uma jornada no interior da boca (início da experiência VR), onde foram abordadas questões referentes ao processo pós-alimentação e particularidades da higiene bucal, mostrando sua relação com a saúde geral e a importância para a manutenção da saúde.
O material era lúdico, porém, condizente com a realidade e adequado para o entendimento do público-alvo, composto principalmente por crianças na faixa etária dos 7 a 10 anos, com dentição mista, ou seja, dentes “de leite” e permanentes. Nesta jornada, no interior da boca, os participantes entrarão contato com as estruturas da cavidade bucal, como língua, dentes e bochecha, e assim, poderão observar curiosidades, algumas características e cuidados necessários que devemos ter para a manutenção.