Notícia - 28/07/2020 - 15:48
Geração X, Millennials, Z, Alpha... se você já se sentiu confuso com essa "sopa de letrinhas, esse artigo foi preparado para você! Os primeiros conceitos sobre gerações tiveram início a partir do marketing americano no período pós Grande Guerra, de modo que as definições assinalam novos padrões culturais e de consumo em um mundo em crescente globalização. Pesquisas mapeiam estes múltiplos perfis, e apontam como cada um deles se relaciona com as tecnologias moderna. Então vamos conhecer elas um pouco mais a fundo agora! A Geração X é uma das mais experientes, nascidos entre 1960 e 1980. Em sua maioria, cerca de 69%, possuem computadores e a seu meio de comunicação mais usado é o email, mas também são bem fortes no facebook, e um de seus passatempos é Tv a cab. Em relação ao consumo, eles focam mais no produto do que em uma causa. Em seguida temos a Geração Y, aqueles nascidos entre 1980 e 1995; essa geração já começa a ser bem próxima a tecnologia. Eles buscam trabalho flexível e usam roupas informais, tem presença marcada em diferentes redes sociais, adoram serviços de streaming (Netflix, Spotify…). Em relação ao consumo, abraçaram o compartilhado e com propósito. Os nascidos entre 1995 e 2010 são chamados de Geração Z, é a primeira geração a ser nativa digital, estão hiperconectados e fizeram o TikTok explodir. Por serem naturalmente do mundo tecnológico têm facilidade em edição de fotos, vídeos e lidam fácil com a Realidade Aumentada. Em relação ao consumo; focam em produtos que não agridem o meio ambiente e anseiam por diversidade nas campanhas de mídia. Por fim, chegamos a geração mais tecnológica de todas até aqui. A Geração Alpha (nascidos entre 2010 em diante) são a 1ª a experimentar um sistema escolar modernizado, eles terão naturalidade com blockchain, IoT e Inteligência Artificial. Por conta de sua idade muitos deles ainda usam dispositivos compartilhados com seus pais, mas já acessam sozinhos o Youtube para entretenimento Essencial para um profissional de marketing, conhecer cada vez mais como é o "funcionamento" de cada geração a fim de mover ações assertivas visando atender suas necessidades específicas e comunicar de forma eficiente, com estes perfis. Cada geração tem níveis variados de interesse e aceitação à mídia e as inovações. Reconhecemos no entanto, que certas características transitam entre as gerações. Você mesmo que nos lê, pode ter uma experiência ou vivência pessoal mais próxima de outro agrupamento etário. Através deste artigo, esperamos ter ajudado você a entender melhor essas gerações a compor nossa sociedade. Aumentando a habilidade de como alcançar e tocar as emoções destes indivíduos através de ações de marketing e também, de sintonia interpessoal, para uma melhor convivência.